top of page

História

Origem do Diclorometano
 
Em 1840, Regnault deu origem ao diclorometano através da cloração do cloreto de metilo à luz solar. Este composto tornou-se bastante relevante a nível industrial durante a 2ª Guerra Mundial. Atualmente tem uma diversidade de funções nas mais variadas áreas, mas é muito conhecido pela sua utilização no engenho do pássaro sedento.
Pássaro Sedento

O pássaro é feito de vidro e é composto por duas lâmpadas conectadas por um tubo que contém diclorometano. Este brinquedo é um engenho que funciona através da diferença de temperatura entre a cabeça e o corpo. Inicialmente coloca-se a cabeça do pássaro na água.

 

Quando a água do bico se evapora, vai diminuir a temperatura da cabeça e faz com que o vapor de diclorometano condense, reduzindo a pressão na cabeça e aumentando no corpo. Esta pressão elevada no corpo permite a ascensão do diclorometano para a cabeça, fazendo com que esta se torne mais pesada e caia na água.

 

O líquido é depois deslocado novamente para o corpo do pássaro, fazendo com que esta

estabeleça a sua posição inicial. Esta conversão de energia térmica em trabalho mecânico

faz com que o pássaro ande para a frente e para trás, tal como se estivesse a beber um

copo de água - daí a sua denominação. Este mecanismo é possível devido ao seu baixo ponto

de ebulição, permitindo que este funcione à temperatura ambiente.

Pássaro Sedento no episódio dos Simpsons.

 

Num episódio dos Simpsons, Homer deixou um pássaro sedento responsável pela segurança da central nuclear, colocando-o em frente ao teclado do seu computador enquanto ele foi assistir a um filme. O pássaro pressionou repetidamente a tecla “Y” (sim), em resposta às solicitações do computador e quase que provocou um colapso nuclear quando cai e Homer não está presente para o apanhar.

bottom of page