top of page

FAQ's - Frequently Asked Questions

 

Os efeitos de exposição ao diclorometano dependem da dose, da duração, como foi a exposição, hábitos e cuidados pessoais e se outros químicos estavam presentes.

01

02

O que é o diclorometano?

 

O diclorometano é um líquido incolor, com um ligeiro odor etéreo que não está presente naturalmente no ambiente. Antigamente era utilizado no processo de descafeinação do café e do chá, sendo que, atualmente o seu interesse principal é como solvente industrial e decapante. Este composto também pode ser utilizado em diversos aerossóis e no fabrico do filme fotográfico.

Onde se pode encontrar o diclorometano?

Para além das diversas aplicações do diclorometano referidas no separador, o diclorometano é libertado maioritariamente para a atmosfera, sendo que, metade é eliminada do ar num período entre os 53-127 dias.

Apesar de ser difícil a sua dissolução em água, uma parte deste composto também poderá ser encontrado na água própria para beber.

03

como pode uma pessoa ser exposta ao diclorometano?

O principal meio de exposição ao diclorometano é por inalação de ar contaminado, isto é, através da inalação de vapores de diversos produtos que contenham este composto. A exposição a níveis muito elevados de diclorometano apenas se verifica quando existe uma ventilação inadequada aquando a sua utilização.

04

Como é que o diclorometano pode afetar a minha saúde?

O diclorometano afeta o organismo quando o seu vapor é inalado, caso o solvente entre em contacto com os olhos e com a pele ou se for ingerido.

Depois de inalado, o diclorometano vai degradar-se no sangue dando origem ao monóxido de carbono que impede o transporte de oxigénio para o organismo. Se for exposto a níveis médios do composto poderá causar dores de cabeça, cansaço, dificuldade na fala e tonturas e, em caso de exposição a elevadas concentrações de diclorometano poderá levar a desmaios e, até mesmo à morte.Este composto poderá ainda causar irritação a nível dos pulmões, alteração dos batimentos cardíacos e, quando em contacto com a pele e olhos poderá causar ardência e vermelhidão.

Os mesmos sintomas serão apresentados caso a pessoa exposta seja uma criança.

05

06

Como é que as pessoas poderão reduzir o risco de exposição ao diclorometano?​

As pessoas poderão ser expostas ao diclorometano principalmente quando este é usado como decapante. Assim sendo, o uso destes produtos deverá ser feito numa área bem ventilada e deverá ser evitado o contacto com a pele. As crianças, em particular, deverão evitar estar em locais interiores no qual estejam a ser realizadas atividades com este composto.

O que devo fazer se for exposto ao diclorometano?​

Não existe nenhum antídoto para a exposição ao diclorometano, no entanto, se inalar ou ingerir elevadas quantidades de diclorometano deverá dirigir-se ao hospital para receber assistência médica que, consiste na assistência às funções cardíacas e respiratórias.

07

Existe algum exame médico que prove se fui exposto ao diclorometano?​

Existem vários exames médicos que poderão ser realizados para medir a exposição ao diclorometano. No entanto, estes testes não são realizados rotineiramente nas clínicas. 

Um dos testes que poderá ser efetuado é útil quando a exposição ocorreu há uns dias e, consiste na deteção do diclorometano no ar inspirado e no sangue. Para além disso, podemos realizar testes não específicos para o diclorometano que se baseiam na análise de carboxihemoglobina (um produto que se forma à medida que o diclorometano se decompõe no organismo) no sangue ou do ácido fórmico na urina, uma vez que este é um produto de degradação do diclorometano.

Fontes:

 

ATSDR: http://www.atsdr.cdc.gov/tfacts14.pdf (consultado em 29-05-2014);

ATSDR: http://www.atsdr.cdc.gov/MHMI/mmg14.pdf (consultado em 29-05-2014).

bottom of page